Que competências o profissional de logística deve ter?

De maneira resumida, podemos dizer que o profissional de logística é o responsável por organizar as operações de uma empresa e realizar a gestão dos seus recursos. Ele precisa agir de maneira estratégica, já que os planejamentos que faz impactam diretamente os outros processos e os custos operacionais da organização.

É também esse profissional que se encarrega de comprar itens, controlar armazenamento e estoque, planejar a movimentação de produtos, passando pela fábrica, o centro de distribuição e a entrega final, além de acompanhar o transporte de tudo isso.

Por causa dessas atribuições, já fica claro que o profissional da área precisa tanto de competências técnicas quanto socioemocionais. Isso significa que além de um perfil que abranja visão estratégica, raciocínio lógico e liderança, para trabalhar com logística também é necessário ser resiliente, flexível e possuir inteligência emocional.

E se as cadeias de suprimento já eram complexas e correspondiam a uma atividade com riscos associados, é preciso dizer que com a pandemia de Covid-19 ocorreram mudanças significativas no cenário de logística.

Muitas empresas precisaram aprender a lidar com a perda de fornecedores, com demandas voláteis, restrições na produção e na movimentação de materiais, além de grande mudança no comportamento dos consumidores.

Por outro lado, vale destacar que, a despeito da crise econômica global, o crescimento dos e-commerces e negócios digitais aqueceu o mercado de logística e trouxe muita inovação para a área.

Quem trabalha no setor precisou se reinventar e já é possível incluir novas competências na lista. Conheça que outras habilidades estão sendo requeridas por esse profissional:

Resolução de problemas complexos 

O profissional deve conseguir identificar a causa dos problemas com os quais se deparar e, dentre as diversas possibilidades de ações corretivas, precisa estar disposto a assumir riscos para encontrar a solução que mais agregar valor à cadeia de suprimentos.

Visão de ESG

ESG é a sigla em inglês para “Environmental, Social and Governance” (que traduzido significa ambiental, social e governança) e é utilizada para medir as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa. Quer dizer que pensar nesses pontos não é mais opção, sustentabilidade e responsabilidade social precisam pautar as atitudes e projetos dos profissionais do século XXI.

Pensamento sistêmico

É fundamental saber mapear riscos, organizar e estruturar informações para facilitar a tomada de decisões e compreender que seu trabalho afeta os demais setores e a empresa de um modo geral.

Adaptabilidade

É imprescindível conseguir agir com resiliência, atitude positiva e flexibilidade diante de situações ambíguas e incertas.

Controle de tecnologias

O profissional de hoje (e do futuro) precisa inovar nas decisões da cadeia de suprimentos utilizando dados. Também é importante conseguir comunicar dados no contexto e compreender as técnicas aplicadas, os métodos analíticos e as fontes utilizadas na construção de dados.

Foco no cliente

Muito mais do que foco apenas em lucro, o profissional de logística, assim como em diversas outras áreas atualmente, precisa focar em como seus resultados e sua visão de negócio impactam o cliente, ou seja, é necessário pensar no contexto amplo da gestão de ponta a ponta.

Gostou de saber mais sobre as competências requeridas de um profissional de logística? Então acreditamos que também poderá se interessar pelo nosso artigo sobre a digitalização da logística.

Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba novidades sobre o mercado de logística.

Newsletter

Qualidade nas soluções e serviços

Para saber mais como todo o processo logístico da sua empresa pode ser otimizado garantindo melhor controle e resultados, preencha os dados e entraremos em contato o mais breve possível:

Página de Serviço