Boas práticas para a logística de alimentos

A logística no setor alimentício é um processo complexo, que exige cuidados rigorosos de manipulação e controle para garantir que o produto chegue ao seu destino final com qualidade e apto para consumo, bem como dentro das normas de segurança sanitária.

Para realizar entregas eficazes e evitar a perda de produtos, é necessário existir um bom gerenciamento da cadeia de suprimentos, envolvendo planejamento, organização, controle e monitoramento constante em cada etapa da operação, desde a compra de insumos até a chegada ao cliente.

Na indústria alimentícia, o armazenamento, transporte e distribuição dos produtos precisa considerar não apenas a chegada no prazo certo até o cliente final, mas também as condições ideais ao longo de todo o processo, para preservar a segurança da mercadoria, tanto de alimentos perecíveis como não perecíveis.

Há, inclusive, requisitos legais definidos para o setor, como as exigências do Código do Consumidor e as práticas de transporte e armazenamento da Anvisa.

Acompanhe a seguir algumas boas práticas para a logística de alimentos:

Armazenamento

O processo de armazenamento de mercadorias envolve movimentações, estoque, transferências e distribuição, por isso precisa de cuidados e monitoramento. O armazém que lida com alimentos deve estar dentro dos padrões ideais para preservar as propriedades dos produtos. Isso inclui, por exemplo, a temperatura correta para o tipo especifico de alimento e o prazo máximo para consumo.

Vale dizer que para o controle da logística de alimentos é imprescindível prestar atenção ao que diz a embalagem dos produtos. É ali que são encontradas as informações sobre como manter as características da mercadoria desde sua fabricação até a entrega ao consumidor.

Transporte

É necessário considerar que cada tipo de produto a ser transportado tem um coeficiente de empilhamento adequado. Feito de maneira incorreta, o empilhamento pode ser o responsável por provocar acidentes ao longo do trajeto, já que cargas mal empilhadas podem cair do caminhão mediante movimentos repentinos do motorista.

Além disso, a maneira de empilhar as caixas de mercadorias pode afetar as características do produto e sua qualidade, bem como suas embalagens, causando defeitos visuais e comprometendo a experiência de compra do consumidor.

Dessa forma, é fundamental obedecer ao limite máximo de carga estipulado e atentar-se à melhor forma de acondicionar os produtos a serem transportados.

A manutenção dos veículos também é um ponto que requer atenção, não somente no que diz respeito à parte mecânica, mas também com relação à limpeza e funcionamento do sistema de refrigeração. Existem normas e leis que estipulam sobre o certificado que atesta as vistorias realizadas e norteiam quanto aos cuidados com os veículos de transporte.

Operadores

É essencial que os profissionais envolvidos na logística de alimentos passem por um processo de treinamento e qualificação para garantir a segurança e qualidade dos produtos. Os operadores precisam conhecer as regras de armazenamento e empilhamento da carga, assim como devem saber controlar a temperatura do armazém e da cabine de transporte. Além disso, os motoristas precisam saber a maneira adequada de conduzir o veículo conforme o tipo de carga que está transportando.

Por fim, vale destacar que o setor alimentício requer também mais cuidado com aspectos relacionados à higiene pessoal dos profissionais que lidam com os produtos.

Se você gostou desse conteúdo, acreditamos que também poderá se interessar pelo nosso artigo que fala sobre a importância da gestão de estoque. Não deixe de conferir!

Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba novidades sobre o mercado de logística.

Newsletter

Qualidade nas soluções e serviços

Para saber mais como todo o processo logístico da sua empresa pode ser otimizado garantindo melhor controle e resultados, preencha os dados e entraremos em contato o mais breve possível:

Página de Serviço