A importância da gestão de estoque

Manter um estoque equilibrado não apenas é imprescindível, como também um grande desafio para grande parte das organizações. Um estoque excessivo pode ser prejudicial para a lucratividade de uma empresa. Por outro lado, um estoque insuficiente afeta a cadeia de abastecimento e os recursos e serviços da companhia.

Dentre os benefícios de uma boa gestão de estoque para a empresa estão simplificação no processo de compras, otimização do tempo, maior produtividade, economia financeira, mais segurança operacional, prevenção da ruptura de estoque e melhor negociação com fornecedores.

É por isso que é tão importante estabelecer e manter uma estratégia adequada na administração do estoque, o que vai contribuir para um desempenho apropriado dos processos e funções dentro da empresa.

Acompanhe a seguir alguns pontos fundamentais quando o assunto é gestão de estoque.

O que é gestão de estoque

Trata-se do processo que visa garantir que a empresa consiga planejar, executar e controlar os recursos que tem armazenados. No contexto dos processos de suprimento de uma organização, a gestão de estoque serve para determinar o que suprir, em que quantidade suprir e em que momento suprir.

Dentre os objetivos desse gerenciamento estão a potencialização do nível de serviço ou de atendimento da demanda por meio das mercadorias em estoque, redução de custos através do giro ou redução de investimentos e otimização da eficiência operacional dos processos de suprimento.

Benefícios de uma boa gestão de estoque

Além dos que já foram citados anteriormente, destacamos mais alguns resultados que apontam por que a gestão de estoque é tão importante. Ela ajuda a manter as atividades produtivas da organização em andamento e pode significar um relevante diferencial competitivo.

Os clientes ficam satisfeitos ao encontrar os produtos que procuram e, consequentemente, podem contribuir compartilhando essa satisfação com outras pessoas. Além disso, o estoque afeta diretamente os resultados financeiros da empresa. Se bem administrado, ele gera lucro, em contrapartida, se não houver uma gestão adequada, o resultado é prejuízo para o caixa da companhia.

Boas práticas

Para conseguir obter os benefícios apontados acima e garantir uma gestão eficaz, algumas práticas são fundamentais. O primeiro passo é registrar todas as entradas e saídas na empresa. Pode parecer óbvio, mas a falta desse registro é um dos principais erros cometidos no gerenciamento de estoque, o que resulta em falta de controle e dificuldade para acompanhar a necessidade de reposição, tornando maior o risco de faltas e excessos.

Também é imprescindível acompanhar o giro dos produtos, criando um índice com quais são os materiais de alto giro (grande volume de saída) e os de baixo giro (pouco vendidos).

É importante ainda que a base de cadastro de itens siga um padrão, para evitar erros e duplicatas. Cada tipo de item deve ser registrado com apenas um código e descrição, para que seja facilmente encontrado e identificado.

Por fim, outra prática que garante uma gestão de estoque mais estratégica é o investimento em tecnologia e a adoção de um sistema que substitua a administração manual, que está mais propensa a erros, tornando as informações menos seguras e confiáveis, além de demandar mais tempo e comprometer a produtividade.

Gostou de saber mais sobre a importância da gestão de estoque? Estamos sempre trazendo conteúdos relevantes por aqui. Se deseja continuar acompanhando nosso blog, cadastre seu e-mail e inscreva-se na nossa newsletter, para não perder nada do que estamos compartilhando.

Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba novidades sobre o mercado de logística.

Newsletter

Qualidade nas soluções e serviços

Para saber mais como todo o processo logístico da sua empresa pode ser otimizado garantindo melhor controle e resultados, preencha os dados e entraremos em contato o mais breve possível:

Página de Serviço