A gestão da cadeia de suprimentos, também chamada de Supply Chain Management (ou simplesmente SCM), é repleta de responsabilidades e desafios dentro de uma organização.
Mas muitas pessoas, ainda hoje, não conseguem ter uma definição clara sobre o que é este conceito. Isso se dá especialmente pelo fato de que em algumas empresas essa nomenclatura é utilizada para papéis específicos dentro da organização. Por exemplo, pode acontecer de o setor de compras ser chamado de supply chain.
Contudo, é importante destacar que essa área envolve diversas outras funções. Por isso esse artigo se propõe a explicar melhor o conceito e facilitar o entendimento.
O que é Supply Chain Management?
Esse é um conceito bastante relevante dentro das empresas, já que as estratégias de SCM são responsáveis pela criação de ações que componham uma cadeia de suprimentos eficiente, sustentável, organizada e fluida.
Para isso, uma das bases para o conceito é a integração de empresas e processos, o que permite uma operação conjunta envolvendo a indústria, os fornecedores, parceiros e varejistas, tendo como principal foco a manutenção das demandas do consumidor.
Um dos objetivos da Supply Chain Management é gerir a trajetória dos produtos, conseguindo cumprir prazos, integrar processos e, por fim, garantir a satisfação do cliente final. Isso envolve todo o percurso percorrido pela matéria-prima produzida no campo até o momento em que ela é entregue como um bem útil ao consumidor.
No cenário atual, as cadeias de suprimentos muitas vezes são mais longas e mais complexas. Somado a isso, tem-se a necessidade de uma gestão cada vez mais sistemática e estratégica. Isso revela que hoje o conceito de SCM é um dos mais importantes no mundo dos negócios.
Para uma compreensão mais prática, pode-se dizer que a Supply Chain Management é a utilização de metodologias específicas para gerar um processo com foco no planejamento estratégico do fluxo de informações, finanças, bens e serviços relevantes para a boa relação entre as empresas envolvidas na cadeia de suprimentos.
Mais do que organizar o fluxo de processos, também tem por finalidade reforçar o lead time, que é o tempo gasto pelo sistema produtivo para transformar as matérias-primas em produtos finais ou o tempo decorrido entre a chegada de um pedido realizado por um cliente até a entrega do produto em suas mãos.
Além disso, visa a redução de custos em todas as etapas, otimizando processos, entregando mais performance, evitando desperdícios e atrasos e, por fim, garantindo mais satisfação ao cliente e melhor posicionamento da organização no mercado.
Para que tudo isso funcione, é fundamental que cada elo da cadeia de suprimentos esteja bem informado a respeito dos outros e juntos foquem na fluidez dos processos. Para facilitar, hoje existem diversas tecnologias e softwares capazes de promover essa integração entre os agentes e otimizar todo o planejamento.
Agora que você já sabe com mais clareza sobre o conceito de Supply Chain Management, queremos sugerir que acompanhe nossas redes sociais: Facebook e LinkedIn. Dessa maneira, você ficará por dentro de todas as notícias e novidades sobre o mercado que trazemos por aqui.
Inscreva-se na nossa newsletter e receba novidades sobre o mercado de logística.
Para saber mais como todo o processo logístico da sua empresa pode ser otimizado garantindo melhor controle e resultados, preencha os dados e entraremos em contato o mais breve possível: